O governador do Estado, Eduardo Leite, o chefe da casa civil, Arthur Lemos, a secretária estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, e o comandante da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, Coronel Boeira, estiveram em São Vendelino na tarde de terça-feira, dia 18, acompanhados de comitiva. Na visita foram até a prefeitura municipal, ouvindo as solicitações do executivo, e também visitaram alguns pontos afetados pelas cheias de abril, maio e junho.
Foi garantido pelo governador uma série de recursos para o município falando da liberação dos mesmos, assim como enalteceu a importância de contato direto com as secretarias de Estado. Conforme Eduardo Leite, o Estado não tem tantos recursos quanto o governo federal, todavia, vem se mobilizando para recuperar tamanhas perdas. Para Eduardo Leite, as rápidas ações de São Vendelino, como o desassoreamento que havia sido começado, minimizou os efeitos da cheia de agora.
A prefeita Marlí Weissheimer fez um tour na cidade com o governador, mostrar os problemas existentes e as necessidades mais urgentes.
De acordo com o Coronel Boeira, a mudança dos leitos de rio e arroios requer uma nova avaliação e ações para a construção de contenções, como muros de gabião, o que já vem sendo realizado em São Vendelino.
Investimento para reconstrução de casas também esteve entre as falas do governador, já que muitas foram atingidas e estão inabitáveis no Pequeno Paraíso.
Eduardo Leite, confirmando os depósitos para o município em curto prazo e disponibilizando demais ações por parte do Estado, se compromete com a reconstrução do Pequeno Paraíso, que tanto foi afetado pelas chuvas subsequentes. A prefeita Marlí e a vice Margarete agradeceram pela visita e reforçaram os convites para que Eduardo Leite e sua comitiva regressem a São Vendelino em momentos mais alegres, já que agora é hora de ações imediatas e recuperação financeira da comunidade. Para a prefeita a recuperação do município é uma questão ética, de comprometimento com os moradores, que assim poderão ampliar a sua autoestima e buscar reestruturar as suas vidas.