Estrela
Junto com a lua, uma das partes que eu mais admiro no universo celeste, as estrelas são peça fundamental na formação das galáxias e são as responsáveis por distribuir elementos como carbono, nitrogénio e oxigênio, e são formadas a partir do colapso entre nuvens de poeira. Lembro que na minha infância, eu era fascinado por estrelas, espera a noite cair, para poder ver as primeiras chegando no céu, e as ficava contando, vendo suas diferenças, suas constelações e buscava aprender o nome das que mais chamavam minha atenção, era um passatempo que eu tinha quando pequeno.
Saindo do mundo da astronomia, e trazendo para o nosso cotidiano, o ser luminoso, faz parte de um termo muito usado aqui no Brasil, sendo a palavra que caracteriza uma expressão para aqueles que se destacam na vida, “este aí tem estrela”, mas seria só uma questão de casualidade ou coincidência?
Sou da tese que nada acontece por acaso, tudo tem um motivo, e o do sucesso, é trabalho e muito esforço, sorte ajuda? Claro que precisaremos contar com ela, mas não somente dela, sem suor, não há conquista, sem luta, não teremos vitória. E ilustrando as palavras que trago a vocês na coluna desta semana, tenho dois exemplos de pessoas que são profissionais respeitados, reconhecidos, referências no que fazem, fonte de inspiração, e que não chegaram neste patamar imediatamente.
Eles são o brasileiro Silvio Santos, ou Senor Abravanel seu nome de registro e o americano William Henry Gates III, conhecido mundialmente como Bill Gates, ambos são icônicos no que fazem, e até chegarem onde estão, passaram por momentos de desconfiança própria, demoraram para deslanchar em suas carreiras, mas com perseverança e trabalho, eles são dois dos homens mais ricos do mundo, mas também de muito caráter.
Silvio por exemplo foi camelô por muitos anos, e desde esta época se destacava por ser alguém despojado, e para vender seus produtos, usava alguns de seus bordões atuais, até que seu talento foi descoberto em um programa de calouros, e depois disto fez sua história na TV brasileira. Gates, sempre foi um sonhador, o chamavam de louco, mas ele não se importava em ser taxado desta forma, e junto com seu amigo Paul Allen, construiu um dos primeiros computadores pessoais, o Altair 8800, um pc inovador para o aquele período, e qye teve uma boa aceitação nos Estados Unidos e em um projeto ainda mais audacioso, criaram a Microsoft, uma das empresas mais respeitadas no ramo da tecnologia atualmente.
Na minha opinião fica claro que, conquistar um sonho, não é uma tarefa fácil, e precisará de muito trabalho, desilusões podem aparecer no seu caminho, mas não se deixe abater por elas, assim como o sol, as estrelas brilham para todos, basta crer que o seu sucesso um dia chegará se continuares acreditando, não desista, siga buscando suas conquistas.
Aristelmo Júnior
aristelmojunior@gmail.com