Os profissionais do Grupo de Pesquisas de Desastres Naturais (GPDEN), da UFRGS, estiveram em São Vendelino atuando diretamente nos levantamentos de dados referente aos ocorridos por conta das cheias de final de abril, maio e início de junho. Os mesmos profissionais deverão ter contato com a comunidade, de modo que seja agendado um momento para uma conversa entre o Masato Kobiyama e a população.
De acordo com a prefeita Marlí Lourdes Oppermann Weissheimer, o trabalho realizado pelos profissionais do GPDEN é de grande importância neste momento, para que se tenha um levantamento preciso, assim como futuramente, para que se conheça ainda melhor a realidade local. Realidade que foi alterada com as cheias, basta ver a mudança no leito do Arroio Forromeco e seus afluentes.
Foram sete pessoas que trabalharam em São Vendelino, ficando na cidade por seis dias. Os relatórios estão disponíveis no link: https://www.saovendelino.rs.gov.br/site/relatorios-areas-de-deslizamento?fbclid=IwZXh0bgNhZW0CMTAAAR2sfXeRh5CwTkua1fsNyZuE3ZjrDm2MYGh2pfzfX5XmWOpRacjlRMSGC8E_aem_5a-9-hzuqTBoMv7kyIr9UA