Offline
Artigo: Discernimento
Novidades
Publicado em 03/07/2024

Discernimento

Esta palavra tem sua origem do termo em latim “discernere”, que significa colocar em parte, dividir ou separar. Descrevendo para o nosso cotidiano, o ato de discernir é avaliar distintamente tendo a clareza entre duas ou mais situações, sabendo o que é certo ou errado nelas. Vejo que este ato falta em vários momentos nas nossas vidas, por vezes ficamos travados, sem saber o caminho a tomar, não compreendemos direito, agindo por impulso e seguimos por uma direção duvidosa, sem nenhuma noção do que este ato irá nos trazer no futuro.

Em diversos âmbitos tenho observado ações sem discernimento, palavras distorcidas, atitudes não entendidas, e particularmente no jornalismo (que é área que estou me aperfeiçoando), principalmente em nossa aldeia, no Rio Grande do Sul, mais precisamente com a dupla Gre-Nal. Tudo está se tornando numa grenalização, se elogiar o Grêmio, é porque deve ser gremista, se criticar é por que é tende a ser adepto do Internacional. Os torcedores estão deixando o amor pelo clube falar mais alto e não conseguem mais discernir o que um jornalista está falando.

Ao meu modo de entender, um profissional jamais irá falar bem ou mal de um clube, seja qual for, para agradar esta ou aquela torcida. Ele trata de fatos, acontecimentos, tudo com imparcialidade, se o time estiver bem, consequentemente virão elogios, e da mesma forma se estiver em uma fase ruim, as críticas aparecem.

Claro que todo jornalista torce para algum time, muitos ainda escondem, entendo que até por medo de não poder mais atuar na profissão, pois já sofrem sem assumir seu clube, imagina assumindo. Vejo isso tudo como uma total falta de discernimento, pois para nós analistas de futebol, o trabalho vem primeiro do que qualquer paixão clubística.

A profissão, o ato de trabalhar com esportes, é o que nos traz alegria, vontade de seguir na carreira e em nenhum momento iremos deixar nossas convicções de lado para falar alguma inverdade. Esta é a nossa principal missão como jornalistas, trazer os fatos, sem distorcer, apenas estamos fazendo nosso trabalho.

Não estamos querendo agradar ou aborrecer a ninguém, não temos combinação com clubes ou torcidas, jamais faríamos algo deste tipo. Em nenhum momento peço que nossas opiniões venham de encontro as suas, mas que respeitem o que dizemos, queremos ser respeitados. Estudamos, conseguimos o diploma, vamos em busca de aperfeiçoamento na área desejada, nesta em questão no futebol, sabemos que ideias podem divergir, e, com certeza, pensamentos são e devem ser diferentes, mas o mínimo que se espera é respeito.

Ficar chamando um jornalista de gremista ou colorado, por não concordar com uma opinião dele é falta de conhecimento, ele tem um clube, e tenho convicção que seu amor por este não falará em maior grau do que seu conhecimento por futebol, ele tem discernimento. Saiba entender, temos grandes profissionais aqui na região Sul do país, buscando atuar com respeito mútuo, falando sobre o que entendem, e esperando do público, não a concordância, mas o saber discernir, que aquilo não é para ferir ao clube ou seus torcedores, e sim fatos.

Aristelmo Júnior

aristelmojunior@gmail.com

Comentários
Comentário enviado com sucesso!